terça-feira, 7 de junho de 2011

Maringá (Joubert de Carvallho) - História desta música no vídeo


Música brasileira tradicional. 
Uma bela história do sertão.

Compositor
Joubert de Carvalho
* 6/3/1900   + 20/9/1977
Biografia

Mineiro de Uberaba, logo foi para São Paulo com a família. Mais tarde mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina. Apesar de exercer a profissão de médico (tendo introduzido no Brasil a medicina psicossomática), desde muito cedo começou a compor ao piano e a publicar suas músicas, que faziam sucesso entre os editores. A primeira composição foi "Cruz Vermelha", escrita aos 10 anos ainda em São Paulo e que teve a renda revertida para a instituição homenageada. Em 1922 seu fox "Príncipe" foi levado para a França, onde foi editado e teve grande êxito. No Brasil, depois de musicar letras famosas de Olegário Mariano, como "Cai Cai, Balão" e "Tutu Marambá", conheceu a consagração no carnaval de 1930, com a gravação da novata Carmen Miranda de "Taí (Pra Você Gostar de Mim)", realizada em meados de 1929. Seu outro enorme sucesso foi com a canção "Maringá", composta em 1932 para o tema da seca do nordeste brasileiro, e que se tornou popular em todo o país na gravação de Gastão Formenti, inspirando inclusive os colonos que construíam uma cidade no norte do Paraná, e que, fundada em 1947, levou o nome de Maringá. Outros sucessos foram "De Papo Pro Ar" (com Olegário Mariano) e "Pierrô" (com Pascoal Carlos Magno). Joubert de Carvalho possui obra extensa, avaliada em mais de 700 músicas editadas. Além de Carmen, outros intérpretes que gravaram Joubert foram Gastão Formenti, Carlos Galhardo e Francisco Alves.
FONTE: "cliquemusic"

Texto cedido generosamente por Teófilo Júnior, nos comentários deste vídeo:

"Engana-se quem acha que a canção "Maringá" foi composta em homenagem a Maringá no PR. Basta ouvir a letra da música que logo se vê que a cidade referenciada é POMBAL na Paraíba e não Maringá no Paraná"
"A canção Maringá foi composta por Joubert de Carvalho a pedido do então Sen. Ruy Carneiro que em Pombal-PB encontrou-se com Maria do Ingá, linda cabocla que vinha em retirada fugindo da seca. A mesma seca que a separou do Senador. Sabendo da história Joubert compôs a música para o amigo Ruy Carneiro e tornou-se um hino da cidade de Pombal. Ela nada tem a ver com a bela Maringá no Paraná."
"Quando Maringá foi composta, os paraibanos logo passaram a entoá-la ante o seu sucesso. Mais tarde, fugindo também da seca, paraibanos migraram para o Paraná para trabalhar numa fazenda e durante a lida cantavam a canção Maringá, depois essa fazenda tronou-se vila e cidade, hoje Maringá-PR. Nome dado a cidade em razão da canção que tanto era cantada naquela fazenda"

Nota: 

Além das belezas melódica e poética, tenho especial afeição por esta obra que mostra o nosso país unificado pelo coração. Aqui temos Paraná, Paraíba, Minas, Rio e São Paulo envolvidos  num marco contra qualquer preconceito bairrista. Na minha modesta opinião, é um canto de otimismo para essa necessidade, embora relate um drama de amor.

Fred, 07/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário