terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ponte do Funil - para ver agora, só mergulhando.

Represa do Funil  
A imponente e bela represa tomou o lugar da nostálgica Ponte do Funil. 
Pesquisando pela internet, encontrei a página "Brasil Mergulho", cujo link está abaixo.

5 comentários:

  1. Não acho a represa bela. Imponente, talvez, pelo fato de ter sido imposta sobre o rio, este sim, ah como era belo. Imposição que tornou a ponte, assim como a Bimbarra, Pedra Negra, Itapecirica, Uvás etc., lugares nostálgicos. Parte da nossa vida e história afogada pra fazer funcionar tanta coisa inútil tornada "necessária" pela roda do consumismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou, agora, ver as configurações do meu blog. Descobri seu comentário por acaso. Não fui comunicado pelo google.

      Excluir
  2. Concordo com você, Rafael. Freqüentava, também, os lugares que você citou, sempre na saudosa companhia de meu pai. Além da ponte ficaram submersos momentos únicos. Meu lado nostálgico olha para a lagoa, estática e morta, e ainda escuta o Rio Grande com seus movimentos, murmúrios e cheiro de peixe. Essa é a beleza que inspira o canto triste. Fazer o que?! Para o que não tem remédio, remediado está.

    ResponderExcluir
  3. Na década de 80 eu trabalhei na Rede Ferroviária Federal, e estive com alguns colegas de serviço fazendo um curso em Lavras/MG, e como não tinha nada pra fazer no final da semana, um colega de Lavras nos convidou para passar-mos o sábado na Ponte do Funil (cartão postal da cidade). Lembro-me que ficamos o dia inteiro num bar no alto a beira do rio, e que descíamos a trilha do barranco para banhar no rio(...). Infelizmente não chegamos a transitar na ponte, pois não tenho lembrança da estrutura dela na mente... São lembranças que arrancam lágrimas nos olhos! Sem dúvida alguma é uma obra de arte linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, amigo. As saudades são eternos momentos que ficarão para sempre guardados em nossa alma. Tenho que reconhecer, entretanto, que a lagoa que se formou, permitiu investimentos no seu entorno que trouxeram dividendos turísticos e econômicos para a cidade. A micro-região, num raio de 50 km, com suas montanhas, cachoeiras e pousadas faz parte, agora, da agenda mineira de locais aprazíveis para relaxamento e fuga dos estresses urbanos.

      Excluir