quinta-feira, 14 de julho de 2011

Toninho Geraes

Me Leva (Toninho Geraes) - ZZFred (Ensaio)

Mulheres (Toninho Geraes)ZZFred

Uma Prova de Amor (Nelson Rufino e Toninho Geraes) - ZZFred


Sobre Toninho Geraes:
* 1962 Belo Horizonte, MG
Em 1979 saiu de casa e foi para o Rio de Janeiro.
Passou por várias dificuldades ao chegar ao Rio de Janeiro dormindo na rua e em casa abandonada em Ipanema.
No Rio de Janeiro conheceu o compositor do Império Serrano Beto Sem Braço, que o levou para participar dos "pagodes da tamarineira", como era chamada a roda de samba que alguns frequentadores do futebol faziam no bloco carnavalesco Cacique de Ramos, no subúrbio de Ramos. Freqüentando esta roda de samba conheceu Zeca Pagodinho, Almir Guinéto, Jorge Aragão, Bira Presidente, Deni de Lima, Mauro Diniz, Jovelina Pérola Negra, Arlindo Cruz e outros que também participaram do início do "Pagode" no Rio de Janeiro.
Em 1986 com a composição "O rato roeu", de sua autoria, participou da coletânea "Na aba do pagode". Por essa época, Agepê interpretou de sua autoria "Me leva", que fez relativo sucesso.
No ano de 1995 sua composição "Mulheres", foi incluída no CD "Tá delícia, tá gostoso", de Martinho da Vila. Este CD atingiu a marca de mais de um milhão e meio de cópias vendidas graças ao sucesso desta música.
Em 1999, no disco "3.0 Turbinado ao Vivo", Martinho da Vila incluiu "Coração de louça" (Toninho Gerais, Paulinho Rezende e Martinho da Vila). Em 2001 lançou o CD "Samba de botequim", no qual foram incluídas de sua autoria "Arca de partideiro", "Terça parte" (c/ Alceu Maia), "Dona de casa" (c/ Canário) e ainda "Mel e pimenta", de autoria de Noca da Portela e Toninho Nascimento. Neste disco, também regravou o seu principal sucesso "Mulheres". O CD foi lançado no Espaço Cultural Constituição, na Rua da Constituição, centro do Rio de Janeiro. Neste show contou com as participações especiais de Barberinho do Jacarezinho, Luiz Grande e Marcos Diniz.
No ano de 2002 lançou o CD "Samba de botequim" no Bar Mistura Fina, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Na ocasião, recebeu como convidados Serginho Meriti, Luiz Airão, Dunga, Alceu Maia, Délcio Carvalho e Noca da Portela. Neste mesmo ano, com direção de Túlio Feliciano, fez o lançamento do CD no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro. Neste show interpretou composições de sua autoria que foram sucesso com grandes artistas da MPB: Zeca Pagodinho, Emílio Santiago, Simone, Agepê, Bezerra da Silva, Martinho da Vila e Neguinho da Beija-Flor, entre outros, além de composições do disco.
Em 2005, ao lado de de outros convidados como Walter Alfaiate, Noca da Portela, Luiz Carlos da Vila, Rico Doriléu, Darcy da Mangueira e Roberto Serrão, foi um dos convidados de Chico Salles no "Projeto sambando no forró", apresentado no Espaço Armazém Enseada, no Rio de Janeiro.
Em 2009 lançou o CD "Preceito" no qual interpretou diversas composições inéditas e regravações de alguns de seus sucessos, tais como "Pago pra ver" e "Seu balancê" (gravadas por Zeca Pagodinho), "Tudo que sou" (gravada por Aline Calixto) e ainda "Partido remendado", gravada por ele mesmo anteriormente.
Tem mais de 200 músicas gravadas por diversos artistas de renome: Zeca Pagodinho ('Seu balancê'), Martinho da Vila ('Mulheres' e 'Hoje tem amor') e Agepê ('Me leva').
Entre seus parceiros constam Nélson Rufino, Paulinho Rezende, Roque Ferreira e Toninho Nascimento.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário